O que é o Mobile First?

Por livingfor

O Mobile tem um papel fundamental no marketing digital. E há alguns anos os profissionais da área falam no Mobile First.
Você sabe o que isso significa?
A expressão é utilizada para representar a importância de se pensar o Mobile em primeiro lugar.
Um estudo recente, conduzido pelo Nielsen, aponta que quase metade dos consumidores já apontam o mobile como o recurso mais importante na sua decisão de compra. E tem mais, mais de um terço dos entrevistados afirmaram que usam apenas dispositivos móveis.
Desta forma o Mobile First é pré-requisito em qualquer projeto digital.
Confira as 5 lições do Mobile First:

  1. O mesmo site se adapta a diferentes telas: o endereço deve ser sempre o mesmo. Evite usar sub-domínios ou caminhos diferentes.
  2. O conteúdo varia em cada resolução: filtre o conteúdo para que ele se adapte a experiência do usuário.
  3. O carregamento deve ser progressivo: no mobile carregue apenas o conteúdo que é destinado a ele.
  4. Escolha os melhores breakpoints: defina os tamanhos de tela mais usados e conforme seu público.
  5. O aprendizado também é responsivo: não pare de aprender sobre o assunto. Se adapte sempre!

E por fim, veja algumas perguntas que podem lhe ajudar no desenvolvimento de um projeto digital:

  • Quem é o público-alvo do projeto e que tipo de dispositivos ele usa no dia-a-dia?
  • Em que contexto ou hora do dia ele irá acessar esse website?
  • Em que dispositivos ele possivelmente irá acessar esse website?
  • Quais as tarefas que ele quer realizar no site?
  • Quais dessas tarefas ele fará do celular? E de um tablet? E do computador?
  • O projeto possui “saídas sociais”? O conteúdo é compartilhado no Google Plus, no Facebook, no Twitter? Esse usuário acessa essas redes sociais do celular? Sendo assim, o celular se torna um ponto de entrada relevante para o site?
  • Existe disparo de e-mails para o usuário? Esse usuário lerá o e-mail no celular? Sendo assim, o celular se torna um ponto de entrada relevante para o site?
  • Qual a audiência esperada para o site? Em linhas gerais, qual a porcentagem de novos usuários e qual a de usuários que retornam?
  • Qual o tempo de navegação esperado para o site? Em quanto tempo ele consegue cumprir cada tarefa? E as tarefas que serão feitas pelo celular ou tablet?
  • O projeto se trata de um redesign? Se sim, quais as estatísticas de acesso do site antigo em cada tipo de dispositivo?

Fonte: http://bit.ly/1fl9BaD