Como a “miopia de marketing” pode atrapalhar o sucesso da sua empresa

Por livingfor

 

Grande parte dos lançamentos de produtos fracassam e, acredite, isso é um acontecimento corriqueiro nas empresas. Para evitar que isso aconteça, pergunte a si mesmo: onde eu tenho investido tempo e energia?

Muitos produtos são malsucedidos porque todas as forças e o tempo disponível estão voltados na produção ou apenas no marketing do próprio produto. Também conhecido como “miopia de marketing”, onde o foco é no curto alcance de venda, ao invés de ser no que os consumidores realmente querem ou precisam.

O termo “miopia de marketing” foi criado por Theodore Levitt, ex-professor de marketing da Harvard Business School, num artigo de 1960 com o mesmo nome (republicado em 2004). O artigo fala sobre empresas que focam na produção e esquecem de buscar entender o que seus consumidores precisam. O autor encoraja executivos a mudarem o foco da produção para o cliente.

É preciso entender que a sua empresa não é o produto. Um grande exemplo disso são as ferrovias, que sofreram um declínio por não entenderem que seu negócio é transporte ao invés de trens. Se a missão é transportar pessoas, é possível adaptar o produto e sempre suprir a necessidade do cliente. Porém, o objetivo era apenas vender trens, o produto ficou ultrapassado, a empresa não teve mais motivo para existir e deu espaço para que outras companhias investissem em novos tipos de transporte.

Felizmente a miopia de marketing tem cura. Levitt propõe que você se pergunte qual é o seu negócio realmente. Para responder faça outra pergunta citada anteriormente: o que estou fazendo pelos meus clientes? Lembre-se que organizações bem-sucedidas focam no que seu consumidor precisa.

Um exemplo de instituição que segue o conselho de Levitt é a IBM Interactive Experience, é uma consultoria que capta R$2 bilhões de receita e une métodos analíticos, design e tecnologia para pensar além do que produzem. Afirmam que não estão no negócio de processamento de informação, mas sim produzindo as comunicações que os consumidores valorizam.

A miopia de marketing é um lembrete importante dos riscos que sua companhia corre se você não prestar atenção nas necessidades do cliente. Se você se concentrar em satisfazer o que seu consumidor precisa em vez de se preocupar em vender produtos, você estará bem preparado para o futuro.

 

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Post inspirado no artigo: https://goo.gl/A7j2CG