Conhece o executivo de tecnologia de marketing?

Por livingfor

Uma das previsões para 2017 foi que o diretor-executivo de marketing de uma empresa poderia passar mais tempo trabalhando em tecnologia que o diretor-executivo de informação. Dito e feito, essa informação quase não pode ser negada nos dias de hoje, pois o marketing e a tecnologia estão cada vez mais andando de mãos dadas.

A partir dessa junção das duas áreas está surgindo um novo tipo de profissional, o chamado executivo de tecnologia de marketing (Chief Marketing Technologist, CMT na sigla inglês). CMTs são estrategistas, diretores de criação, líderes de tecnologia e professores. A sua função é alinhar a tecnologia de marketing e as metas de negócios, alinhando o trabalho com a Tecnologia de Informação e definindo fornecedores dessa área. Esse novo profissional defende mais experimentação e uma administração mais ágil de talentos no marketing. Além disso, são agentes de mudanças na empresa para criar vantagem competitiva.

No universo digital, o software é uma das formas mais importantes de engajar clientes e gerar cases de sucesso. O software usado em uma estratégia de marketing, sua função e a criatividade com que é aplicado afetam materialmente a forma como a empresa sente a influência do seu público, como seu público a vê e se relacionada com a mesma.

Quanto mais o mercado de lojas virtuais cresce ou substituem pontos de interação tradicionais, mais cresce a necessidade de dominar a tecnologia e atingir o cliente através dela. Grandes CEOs afirmam que o marketing digital baseado em tecnologia é o principal investimento que uma empresa pode fazer atualmente.

Administrar efetivamente tanta tecnologia é sem dúvidas um grande desafio. Atualmente, há mais de mil fornecedores de software de marketing no mundo todo oferecendo os mais diversos produtos e atendendo as necessidades das empresas e de seus clientes.

 

Texto inspirado no artigo: http://bit.ly/2syYibS