A internet das coisas

Por livingfor

Algum tempo atrás, me deparei com a seguinte citação: “Com o tempo, a tecnologia digital e a internet das coisas vão transformar praticamente todos os segmentos e empresas (IANSITI; LAKHANI, 2014)”.

A citação foi publicada na Harvard Business Review de Novembro de 2014, onde encontram-se alguns artigos sobre A internet das coisas. Em um deles, Michael E. Porter e James E. Heppelmann explicam que estamos na limiar de uma nova transformação tecnológica. E que esta mudará novamente a forma como as empresas se posicionam e competem.

Segundo os teóricos, estamos na terceira onda de competição impulsionada pela TI.

A primeira onda, durante os anos de 1960 e 1970, automatizou atividades individuais na cadeia de produção.

A segunda onda, se deu com o advento da internet, por causa da sua conectividade e baixo custo. Ainda segundo os autores, as duas primeiras ondas permitiram que a economia crescesse exponencialmente por causa dos ganhos em produtividade.

A terceira e atual onda vai mais longe. Impulsionada pelo que chama de a internet das coisas, ela está se dando através de produtos conectados e inteligentes que captam e transmitem dados e informações.

 

Isto muda tudo novamente.

Trouxe esta reflexão, pois aqui na LivingFor sabemos que o Marketing não é achismo. Ele é baseado em dados e informações, que fazem com que possamos entregar valor.

Sob este ponto de vista, vocês concordam que estamos vivendo uma nova onda tecnológica? Como ela poderá influenciar as empresas e seus setores de marketing? Na sua empresa, ter informações ricas sobre a utilização de determinado produto, lhe daria vantagem frente aos seus concorrentes?

 

Vocês concordam com os autores? Por quê?

 

IANSITI, Marco. LAKHANI, Karim. Onipresença digital: Como conexões, sensores e dados estão revolucionando os negócios. Harvard Business Review, Novembro 2014.

PORTER, M. E., HEPPELMANN, J. E. Como os produtos inteligentes e conectados estão transformando a competição. Harvard Business Review, Novembro, 2014. http://www.hbrbr.com.br/materia/como-produtos-inteligentes-e-conectados-estao-transformando-competicao