Marketing de Conteúdo

Por livingfor

Na internet e nos meios digitais, temos a premissa de que o conteúdo é rei.
Quem primeiramente falou a frase foi Bill Gates em 1996, mesmo tanto tempo depois ela se mantém atual.
É importante pontuar que conteúdo não é apenas texto, mas imagens, vídeos, áudio e até recursos interativos/animações que possam elucidar ou servir de exemplos.
O conteúdo é rei, sim! Mas não pode ser qualquer conteúdo, ele precisa ser relevante.
Ele serve para ajudar as empresas a indexar seus sites em ferramentas do Google. Mas são um ativo ainda maior quando permitem que os consumidores de determinada marca ou produto se aproximem.
Para isso é preciso um planejamento deste conteúdo e mais, um entendimento do que gera valor para este cliente.
Pesquisas em ferramentas como Google Analytics e Google Trends podem ajudar no entendimento do cliente e, portanto, no planejamento do Marketing de Conteúdo.
As etapas do Marketing de Conteúdo são:

  1. Quem é o público-alvo?
  2. O que se pretende com esse público-alvo?
  3. Como se comporta este público-alvo?
  4. Que informação o público-alvo busca?
  5. Que conteúdo produzir para o público-alvo?
  6. Como produzir esse conteúdo?

Estas etapas se confundem com as etapas de posicionamento de uma marca e/ou produto, isto porque estas perguntas sempre tiveram extrema importância para o Marketing, seja ele digital ou não.
Quer buscar mais informações sobre as ferramentas que abordamos no texto?  Na minha opinião, ninguém explica melhor as ferramentas do Google, que o próprio Google.
Seguem alguns links que podem te ajudar:
Google Analytics 
https://support.google.com/analytics/?hl=pt-BR#topic=3544906
https://www.youtube.com/user/googleanalytics
Google Trends 
https://support.google.com/trends/?hl=pt-BR#topic=4365599
Google Adwords 
https://support.google.com/adwords/#topic=3119071
https://www.youtube.com/user/adwordsbrasil