O comportamento do consumidor na internet

Por livingfor

O comportamento do consumidor engloba como e por que compramos, e também porque com o passar do tempo alteramos nossa forma de comprar. Muitas vezes a alavanca para a mudança pode ser um advento tecnológico, como no caso da internet; ou ainda um momento econômico, como crises ou de crescimento acelerado da economia.

Segundo Blackwell, Minard e Engel: “O Comportamento do Consumidor é definido como atividades que as pessoas se ocupam quando obtêm, consomem e dispõem de produtos e serviços. Simplesmente falando, o comportamento do consumidor é tradicionalmente pensando como o estudo de “por que as pessoas compram”, sob a premissa de que é mais fácil desenvolver estratégias para influenciar os consumidores depois que entendemos por que as pessoas compram certos produtos ou marcas.”

A internet mudou nosso comportamento como consumidores e não apenas a forma como compramos. Afinal, hoje temos informação sobre o produto, como usá-lo, descartá-lo, etc.

Segundo Chris Anderson, no seu livro A cauda longa “Agora numa nova era de consumidores em rede, na qual tudo é digital, a economia da distribuição está mudando de forma radical, à medida que a Internet absorve quase tudo, transmutando-se em loja, teatro e difusora, por uma fração mínima do custo tradicional.”

Ou seja, a internet mudou também a forma como consumimos!

Neste cenário, a informação tem um papel crucial, não apenas porque passamos a escolher de forma mais racional, mas também porque passamos a conhecer nossos direitos e a reclamar quando alguma coisa está errada.

 

Para uma geração de clientes acostumados a fazer suas pesquisas de compra por meio de softwares de busca, a marca de uma empresa não é o que a empresa diz que é, mas o que o Google diz que é. Os novos formadores de preferências somos nós. Agora, a propaganda boca a boca é uma conversa pública, que se desenvolve nos comentários dos blogs e nas resenhas de clientes, comparadas e avaliadas de maneira exaustiva. As formigas têm megafones. (ANDERSON, 2006)

 

 

ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 3º reimpressão.

BLACKWELL, R. D., MINARD, P. W., ENGEL, J. F.. Comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage Learning, 2008.