O que é um servidor?

Por livingfor

Um servidor é um software ou computador com sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores.

No caso da internet (rede mundial de computadores), geralmente são usados dois tipos de servidores: servidor de arquivos e servidor de e-mails.

O servidor web, ou servidor de arquivos é responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site, requisitados pelos clientes através de browsers (navegadores). Ou seja, é o computador onde ficam os arquivos do website e que quando requisitados, via protocolo – mais comum é o HTTP – imprimi como resultado os arquivos do website no navegador do solicitante (internet).

Já o servidor de e-mails é responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico.

É comum que a contratação do servidor de arquivos e de e-mails seja feita de uma só vez, mas não precisa ser assim. O mesmo domínio pode ser usado em servidores diferentes, conforme a sua necessidade ou escolha.

 

Ok, mas por que isso é importante?

A escolha do servidor onde vai ficar seu site é primordial, pois ela vai pautar a velocidade, a estabilidade, a qualidade do serviço de filtros de spam entre outros.

 

O que você deve analisar ao contratar um servidor?

Capacidade de armazenamento – o servidor deve ser capaz de armazenar seu site e arquivos, bem como suas contas de e-mail.

Estabilidade – verifique se a empresa garante estabilidade, provendo máquinas com back-up, caso exista algum problema.

Quantidade de contas de e-mail – analise se a quantidade proposta é suficiente para o seu uso.

Domínio –  alguns serviços de hospedagem permitem que você cadastre mais de um domínio, sem custo adicional. O serviço é ótimo para quem quer registrar vários nomes para o mesmo site.

Sistema operacional – como o servidor é uma máquina, nela rodará um sistema operacional, normalmente Linux ou Windows. Verifique com o desenvolvedor do seu site qual a melhor opção para você, pois ela muda dependendo da linguagem do website. Exemplo: para wordpress e sites desenvolvidos em PHP a opção recomendada é Linux, enquanto para websites produzidos em .net a melhor opção é Windows.

 

Gostou das informações?

Se precisar de mais alguma dica ou sugestão envie-nos no livingfor@livingfor.com.br