O que você precisa saber sobre o ciclo de vida do produto

Por livingfor

Hoje vamos falar sobre o ciclo de vida do produto. E sobre ele é importante saber que tanto o mercado quanto a empresa podem influenciar na sua curvatura, mas nenhum dos dois tem controle de quanto tempo o produto ficará em cada estágio.

O que as empresas podem fazer é monitorar o estágio de vida de seus produtos para provocar o mercado, lançar novas linha e assim reiniciar o ciclo. Exemplo: as Havaianas estavam com o seu produto em declínio quando lançaram a linha Top e reiniciaram o ciclo de vida do produto.

É importante pontuar que o ciclo de vida do produto é uma ferramenta na tomada de decisão. Por isso é importante usa-lo ao lançar um produto. Um bom exemplo são os produtos que envolvem grande investimento tecnológico em sua produção. Se ao estudar o ciclo do produto for percebido que a tecnologia pode ser rapidamente copiada e o estágio de maturidade diminuído, a empresa pode previamente saber se vale a pena o investimento neste lançamento.

Segundo LEVITT (2009) “O primeiro passo é tentar prever o perfil do ciclo do produto proposto”.

Segundo Kotler (2000), para entendermos o ciclo de vida de um produto precisamos levar alguns pontos em consideração:

– Os produtos tem um tempo de vida limitado.

– Durante este tempo de vida, as vendas deste produto passarão por estágios diferentes. Cada um destes estágios possuem oportunidades e ameaças diferentes.

– O lucro varia conforme os estágios de venda do produto.

– As estratégias de marketing, finanças, produção, compras e de RH mudam a cada fase do produto.

 

KOTLER, Philip. Administração de marketing: edição do novo milênio. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

LEVITT, Theodore. A imaginação de marketing. 2ª Edição – 11ª reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009.

 

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