O Marketing de Influência tem ajudado muitas marcas a aumentarem o seu alcance e a alavancarem suas vendas. Afinal, qual empresa não quer conquistar potenciais clientes e ser conhecida pelo seu público-alvo? E quem não gosta de receber boas indicações e conhecer um produto ou serviço ao realizar uma compra?
A tática promove ações por parte de pessoas com poder de influência, visando despertar interesse de determinado público em relação a uma marca ou produto. O Marketing de Influência geralmente tem o envolvimento de “digital influencers” para a promoção dos produtos e/ou serviços. Isso pode acontecer através da mídia paga (paid media), em que os influenciadores são remunerados para a realização de uma campanha ou promoção, ou por meio da mídia conquistada (earned media). Nesse caso, os influenciadores trabalham em parceria com a marca, sem remuneração, recebendo os produtos e apresentando os aos seus seguidores.
Separamos alguns pontos em que você deve pensar antes de começar a usar o Marketing de Influência, confira abaixo:
Definir os objetivos e resultados esperados
Antes de pensar em marketing de influência defina quais resultados você espera. Seja reconhecimento marca, diferenciação ou melhora nas vendas, é preciso direcionar a estratégia para obter resultados.
Escolha dos influenciadores
Com qual público você quer conversar? Essa é uma das principais a serem realizadas na hora de escolher um influencer. É preciso ter equivalência entre o público dos influenciadores com o perfil que a marca deseja alcançar.
Para isso, pode-se tomar a decisão baseado em 3 pontos de influência: a relevância que os influenciadores têm no campo de atuação da empresa em questão, o alcance que eles geram, e a ressonância, ou seja, engajamento e interação provocados que sejam relevantes para a estratégia.
Ter um briefing claro da mensagem a ser transmitida
Depois de escolher os influenciadores, alinhe qual é a mensagem que deverá ser passada ao público. Nessa hora é importante apresentar, de forma clara, a proposta da empresa para que os influenciadores.
Acompanhar os resultados do Marketing de Influência
Mensurar os resultados a partir da campanha realizada é essencial para avaliar se é necessário adaptar a estratégia! Observe se os objetivos definidos e se eles estão sendo atingidos.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, 71% das pessoas entrevistadas seguem algum influenciador digital e 86% destes já descobriram algum produto através da influência dos criadores de conteúdos. Considerando estes dados, pode-se afirmar que a criação de ações de influência para uma empresa são consideravelmente significativos e bons geradores de resultados nas estratégias de comunicação.
Quem nunca foi influenciado a comprar ou consumir algo que viu um amigo, familiar ou influenciador digital falando bem sobre? Essa é uma ótima estratégia para tornar sua marca conhecida entre os seus potenciais clientes!
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