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Transformação Digital | LivingFor
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Transformação Digital

Por livingfor

O que é transformação digital?

Transformação digital fala sobre expandir os modelos de negócio para o meio digital. E esse tem sido um tema bastante recorrente entre as empresas que buscam modernizar suas companhias e seus modelos de gestão. Mais do que aderir à tecnologia e fazer uso de ferramentas digitais, a transformação digital exige grandes modificações estruturais por parte das empresas, que permeiam, sobretudo, a mudança na essência da empresa mostrando sua capacidade de inovação.

Isso porque, com as mudanças ocorridas no cenário  mercadológico, promovidas pela adoção de novas tecnologias, as empresas precisam se reinventar e oferecer melhores experiências digitais para que possam prosperar. Nesse contexto, o emprego dessas ferramentas surge como importante aliada para a estratégia de negócio, possibilitando que companhias possam automatizar grande parte de seus procedimentos e, com isso, possam oferecer mais agilidade em seu atendimento, além de personalizar processos para fornecer aos usuários resultados mais eficientes e que atendam suas expectativas e demandas.

Dessa forma, para que a promoção da transformação digital tenha êxito, as empresas precisam se atentar a alguns requisitos básicos, como:

  •  o foco no consumidor para orientar todo o trabalho que será desenvolvido; 
  • a obtenção de feedbacks, que possibilitará às companhias fazer ajustes em seus processos e corrigir possíveis erros de condução; 
  • a realização de entregas mais ágeis e se adaptar às mudanças para desenvolver a capacidade de flexibilizar suas operações, assim como manter a busca constante pela inovação de seus processos.

Como as empresas tradicionais podem agir para se adaptar?

Muitas empresas tradicionais ainda não estão acompanhando as mudanças que acontecem na sociedade atual, e por conta disso, vêm enfrentando muitos desafios para se adaptarem às inovações. Parte deste desafio é entender que o consumidor já assimilou as mudanças tecnológicas e o mundo corporativo, por sua vez, não está completamente adaptado. E levar em consideração que o processo de transformação por parte das organizações é essencial para manutenção dos negócios em um futuro próximo. Ações que consideradas de longo prazo, estão tendo que ser implementadas em tempo recorde para atender aos clientes e às novas demandas. Tendo tudo isso me  em mente: como sua organização está se comportando frente à transformação digital e a nova economia que ela está gerando?

Sim, tudo depende do quanto sua empresa está envolvida com tecnologia, assim como seu conhecimento acerca das mudanças. O desafio é assimilar e se adaptar às inovações que, de certa forma, constituem a transformação digital. Para daí, implementar os conceitos que promoverão a mudança estrutural nas organização, a partir de ferramentas tecnológicas que exerçam um papel central e estratégico nos negócios. Levando em conta o processo de mudança e com base na utilização de ferramentas digitais e tecnologias inovadoras.

É pertinente, então, destacar a busca pela otimização de desempenho por parte da organização. No entanto, isso não se resume à criação de um site ou investimentos pesados em serviços de marketing digital. É necessário promover uma mudança cultural dentro do ambiente corporativo para que o melhor alcance seja garantido, assim como melhores resultados.

Por que a crise está transformando as empresas?

Já analisamos alguns pontos, mas também precisamos levar em consideração como as empresas adeptas à tecnologia se destacam quando o assunto é crise.

Estamos vivendo um momento pertinente onde o mercado está se desdobrando para continuar funcionando. E o que mais vemos, são empresas tradicionais passando por dificuldades porque não buscaram alternativas digitais anteriormente, para alavancar seus negócios, ou seja, por não possuir um relacionamento online com seus clientes. Essas empresas estão sendo substituídas pelas que possuem um canal de interação online que entrega mais comodidade para seus clientes.

A exemplo dos restaurantes tradicionais, que estão perdendo espaço e enfrentando uma crise financeira porque não buscaram alternativas de continuar funcionando por meio de ferramentas online. Muitos perdendo espaço para negócios pequenos, mas que já começaram muito bem adaptados ao meio digital.

Se você está sentindo essas dificuldades em seu negócio, continue acompanhando nosso conteúdo para entender como sua empresa pode adotar as vendas online e qual o formato mais indicado.

Vendas online

A busca por canais de vendas é essencial para conquistar mais clientes. Com a tecnologia em constante atualização, escolher canais de vendas online e estratégias de comunicação personalizadas para o objetivo de cada empresa se faz essencial. A venda online é um sistema de vendas à distância por meio da internet. Neste sistema, as vendas podem ser realizadas por meio de vários canais de comunicação com o cliente final, facilitando a compra de seu cliente trazendo comodidade. A seguir, conheça os principais canais:

E-Commerce

O e-commerce é um canal online onde consumidores podem fazer e acompanhar compras, pedir encomendas, realizar transações financeiras, entre outras coisas. O conceito de e-commerce é aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que dependa de transferência de informações através da internet e abrange uma série de diferentes tipos de negócios.

A grande vantagem é ser um canal de vendas que permanece 24 horas disponível para o consumidor realizar uma transação, além de garantir um aprimoramento do relacionamento com os clientes.

Email marketing

O email marketing é uma forma de personalizar melhor a mensagem que sua empresa quer passar ao público. Para que esse canal seja efetivo, é necessário que você já tenha uma boa base de leads que vão receber esses e-mails e segmentá-la de acordo com o momento em cada uma se encontra na sua jornada de compra. Através dos e-mails, você pode falar sobre as vantagens dos seus produtos e serviços, oferecer descontos exclusivos e ainda avisar a sua base sobre novidades no seu catálogo de produtos.

WhatsApp

Um importante benefício identificado pelo mercado no uso do WhatsApp para o relacionamento com os clientes é a redução de custo no atendimento. Além da questão financeira, há o aumento das vendas por conta da comunicação adequada. Usar essa ferramenta como aliada, resolve boa parte dos problemas, já que essa tecnologia, integrada aos sistemas corporativos, resolve as demandas com agilidade, possui alta disponibilidade e transfere, de forma automática, todo o histórico de interações com os clientes para um atendente, quando necessário. Ou seja, o WhatsApp totalmente pode proporcionar um atendimento ininterrupto, automatizado, personalizado e ágil.

Redes sociais

Hoje em dia, redes sociais como o Facebook e o Instagram já oferecem opções para venda de produtos e serviços. No Facebook, além da página da empresa, há também a opção de marketplace, que atinge possíveis compradores que estão na região onde sua empresa se encontra. Já o Instagram oferece a opção de mostrar valores de cada produto nas próprias fotos (quando a empresa possui uma página corporativa). Com apenas um clique, o comprador é direcionado para a página de compra e pode adquirir o produto que desejar.

E o delivery? Por que está ganhando tanto espaço?

Hoje as empresas que investem em delivery ganharam destaque, e é comum encontrar negócios onde a maior parte dos produtos são entregue na casa dos clientes. E se antes este serviço era uma expansão do negócio, agora com o isolamento social, empresas estão vendo no delivery o caminho para manter seu negócio funcionando. Isso porque, os clientes continuam consumindo os produtos sem sair de casa. Sua empresa já está entregando a domicílio? Se ainda não está, esse é o momento!

Com diversas plataformas disponíveis, essa pode ser uma excelente alternativa para continuar vendendo. Mas são muitas a formas de investir em delivery, basta estar ambientado as ferramentas das redes sociais. Muitas delas estão oferecendo caminhos para os varejistas exporem seus produtos e agilizar as entregas a domicílio. Quase todos os negócios estão começando a se adaptar a essa modalidade, desde empresas de vestuário até utensílios domésticos. Até mesmo autônomos que estão confeccionando máscaras estão fazendo entregas por delivery. E você? O que falta para sua empresa levar seus produtos até seus clientes? Não perca mais tempo! Esse é o momento de se reinventar!

E como o relacionamento com o cliente está mudando?

Melhorar a qualidade da comunicação entre empresas e consumidores é alinhar as expectativas externas com o desempenho interno. No entanto, para que esse objetivo seja alcançado, as equipes precisam cooperar entre si e gerar conhecimento que seja utilizado em favor de todos. Um sistema de relacionamento com o cliente deve ser usado para fornecer informações personalizadas. Assim, as empresas serão capazes de direcionar suas ações para um público ainda mais segmentado.

Saber que o consumidor está amplamente conectado já é um grande motivo para reconhecer que o negócio precisa alcançar diferentes funções e territórios ao mesmo tempo. Para que isso aconteça, a utilização de tecnologias digitais e da inteligência artificial deve estar mais do que estabelecida no departamento comercial. 

A transformação digital não se restringe a apenas um setor ou área de uma empresa, mas sim ela como um todo. De fato, o futuro do relacionamento de empresas com os clientes vai depender de as organizações estarem completamente conectadas com aquilo que seu público quer, necessita e faz. Abordagem e planejamento, assim como ferramentas, são somente meios para alcançar esse conhecimento. Antes de existir um recurso avançado, há uma ideia avançada. Ou seja, visão vem antes de ação. Logo, quanto mais profundamente um negócio mergulhar na realidade de seu consumidor, maior será a utilidade da tecnologia.

Como está sua empresa em meio a transformação digital? Precisa de ajuda para se adaptar e entender melhor o seu público? Entre em contato com a LivingFor através do nosso site para podermos ajudar na inovação de sua empresa.

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