O Marketing tem uma longa história e desde o seu princípio, muita coisa mudou. O gosto popular, as formas de divulgação e o mercado evoluíram e continuam em constante atualização.
Atualmente, em um cenário muito mais competitivo, o marketing se tornou essencial para empresas que desejam ampliar sua imagem de marca, além de conquistar e manter clientes.
O que faz o setor de marketing
Dentro de uma empresa, o marketing é quem cuida da imagem da empresa, trabalhando para garantir a presença desta imagem no mercado, na sua reputação e nas estratégias de posicionamento.
Mas como funciona tudo isso? O setor de marketing analisa o mercado através de dados socioeconômicos, demográficos, geográficos, jurídicos, políticos e legais. Junto a tudo isto, faz o estudo do comportamento do consumidor alvo, para adquirir inteligência de mercado e delimitar as ações necessárias para atingir os objetivos de cada empresa.
Dessa forma, o profissional de marketing é o especialista no mercado. É ele que busca as respostas sobre a atuação do seu produto ou serviço no mercado e qual a melhor forma de melhorar ou ampliar as ações da empresa rumo aos seus objetivos.
A importância de investir em marketing
Algumas pessoas ainda pensam que o marketing fica responsável apenas pela imagem ao que se refere à venda de produto ou propaganda. O marketing faz isso, sim, mas não apenas isto.
Cuidar da imagem e da propaganda da empresa é apenas uma das funções do setor. O marketing também geri as informações dos clientes, da satisfação às informações sobre vendas, estudos extensos sobre futuras tendências, e muitos outros.
O setor de marketing de uma empresa, além de ficar responsável pelo mercado, também pode atuar no ambiente interno do seu negócio. Nesse caso, é ele junto ao RH que promove a pesquisa de clima e decidi estrategicamente ações corretivas.
O crescimento do marketing
A internet e as redes sociais mudaram completamente a forma de fazer marketing. Esse avanço acabou possibilitando uma conexão com o cliente nunca antes vista, além de uma grande capacidade de medir a opinião do público e a reputação da empresa.
No mundo digital, a cada ferramenta que surge, uma nova oportunidade aparece. Por isso, a tendência é que o marketing continue crescendo e cada vez mais rápido.
Benefícios de um bom marketing
Mas o que é um “bom” marketing? É aquele que traz resultados para a empresa. E dentre os seus benefícios está a capacidade de gerar leads para a organização.
O setor também precisa se atentar à fidelização do cliente, focando no pós-vendas e propondo ações que aumentem a satisfação e indique o seu produto para outras pessoas.
Além disso, através de pesquisa de inteligência, sua empresa pode se manter atualizada e alinhada com as necessidades crescentes do mercado.
Portanto, se você quer ampliar a sua área de atuação ou ingressar em um novo, o marketing é uma ferramenta essencial nesta jornada.
Quer uma ajuda no marketing da sua empresa? A LivingFor é a agência certa para você. Com uma equipe multifuncional, vamos do planejamento à execução de ações. Afinal o nosso sucesso, passa antes pelo seu.