Por que fidelizar e encantar clientes?

Por livingfor

Conquistar um cliente é sempre uma tarefa árdua para o setor de Marketing, por isso manter seus consumidores satisfeitos é um dos objetivos das recorrentes ações que promovem a fidelização de um cliente.

Manter um cliente é mais barato que conquistar um novo, por isso os setores de marketing trabalham na fidelização e na manutenção de seus clientes.

É preciso levar em consideração que diversos clientes trocam de marca e/ou produto sem dar a estes uma chance de retomá-los. Uma reclamação não deve, portanto, ser encarada como sendo uma coisa ruim pelos profissionais de marketing, pois ela representa uma chance arrumar o que deu errado e manter este cliente. Um cliente que reclamou e teve sua reclamação atendida é mais fiel que aquele que nunca reclamou.

 

Mas não é só isso!

 

Fidelizar clientes e promover a lealdade à marca traz outros ativos muito importantes, tais como:

 

  • Custos de marketing reduzidos

A lealdade dos consumidores existentes representa  uma substancial barreira à entrada da concorrência

 

  • Alavancagem comercial

A lealdade à marca propicia uma arrancada comercial que se mostra importante na introdução de novos produtos ao mercado.

 

  • Atração de novos consumidores

Uma base de consumidores satisfeitos relativamente ampla proporciona uma imagem da marca como um produto bem-sucedido e aceito.

 

  • Tempo para reagir às mudanças

Ela proporciona tempo para uma empresa reagir ao movimento da concorrência.

 

 

Não perca tempo. Planeje que crie ações para manter e encantar seus clientes.

 

Gostou? Mande sua opinião para nós! livingfor@livingfor.com.br