A internet e o marketing voltado a experiências

Por livingfor

O Marketing teve que se reinventar com o advento da internet, pois de uma hora para outra anunciar não dava mais o mesmo resultado, afinal os clientes mudaram.

Hoje chegamos a uma loja sabendo exatamente o que queremos comprar e quando devemos pagar.

Este poder na mão dos consumidores fez o marketing sair da abordagem voltada ao cliente e criar uma nova, voltada à experiência.

Resumindo, é mais ou menos assim: no começo da revolução industrial tínhamos poucos produtos e muitos clientes. Os produtos vendiam-se por si e não era preciso pensar em estratégias de marketing ou mesmo de vendas.

Conforme as fábricas foram crescendo e a produção também, concorrentes surgiram e os embates sobre melhor preço e/ou produto se iniciaram. Nesta época mudou-se o foco do produto para o cliente e nasceu o marketing.

Com a mudança no consumidor e os mercados acirrados, o marketing deu um novo passo. Hoje, os profissionais da área precisam, não apenas ter o foco no cliente, mas também pensar como será a sua experiência ao usar determinado produto ou serviço.

Um caso clássico é o Cirque de Soleil. Eles reinventaram o circo, adicionando elementos teatrais e música. O espetáculo deixou de ser um entretenimento para se tornar uma experiência de vida.

Este caso é relatado no livro “Oceano Azul”, gostou? Aproveite a indicação e se aprofunde no assunto. 😉

KIM, W. C., RENEE, M. A estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 20º reimpressão.