Você já sabe e precisamos falar: estamos passando por um momento turbulento em todos os setores e estamos todos receosos, afinal a economia vai sofrer diante ao novo cenário provocado pela pandemia do coronavírus. Mas e as empresas? Que medidas podem tomar para tentar amenizar a situação? Quais ações estratégicas de marketing devem ser tomadas nesse momento?
Antes de nos aprofundarmos nesse assunto, vamos entender um pouco mais sobre marketing e sua importância para uma empresa.
Funções do marketing
O marketing é o conjunto de atividades e planejamento de comunicação responsável por atrair clientes, identificar oportunidades, conquistar o mercado, fortalecer a marca e consequentemente vender serviços e produtos. Conheça agora as principais funções do marketing dentro das empresas:
Aquisição: atrair o público-alvo e o transformar em clientes, fidelizando-o através do atendimento, relacionamento, além de oferecer produtos e serviços.
Ativação: convencer os clientes a adquirir os produtos ou contratar um serviço através de promoções, exposição de produtos, publicidade, materiais de apoio a venda, distribuição de amostras grátis, descontos e brindes.
Retenção: utiliza estratégias para fazer os clientes continuarem comprando da marca, também utiliza ferramentas para fazer os consumidores comprarem mais produtos ou adquirirem pacotes maiores (cross-selling e upselling).
Relacionamento: da aquisição ao pós-venda, o marketing cria um canal de relacionamento duradouro com os clientes baseado na ética e na confiança, contribuindo na construção da sua reputação.
Recomendação: clientes satisfeitos e felizes com os produtos e serviços indicam sua empresa para os seus amigos, se tornam, assim, embaixadores da marca e fiéis defensores das ideias e do conceito do que adquiriram.
Marketing na crise
Para ser assertivo com as estratégias adotadas na área de marketing, é preciso analisar o cenário econômico em que uma empresa está inserida. Nos últimos anos, tivemos crises econômicas, tanto na esfera nacional quanto mundial. Se fazendo necessário acompanhar o mercado, os motivos da crise, ficar de olho às mudanças no cenário e procurar soluções de marketing que ajudem a manter a saúde da sua empresa.
Ser criativo e assertivo, faz toda a diferença na hora de lidar com a retração do mercado e suas consequências e, mais do que isso, para se preparar para o futuro.
Entender como funciona um setor de marketing e como ele pode fazer a diferença neste cenário, deve ser o seu ponto de partida. Para que esta crise, que estamos prestes a vivenciar, se transforme em uma oportunidade de apresentar o marketing como uma ferramenta estratégica de negócios, que deve ser intensificada em tempos de crise.
E nós, da LivingFor, estamos prontos para lhe ajudar a fortalecer o seu marketing e trabalhar o seu posicionamento durante esta crise.
Posicionamento
Sua empresa está inserida em um mercado competitivo? Se sim, você deveria considerar hoje mesmo investir em uma estratégia de posicionamento.
O posicionamento, nada mais é do que a projeção e a imagem da organização na mente do seu consumidor ou público alvo. Em outras palavras, é a forma como seu cliente enxerga sua empresa e quais valores e conceitos ele consegue abstrair a partir de sua comunicação.
As grandes empresas já entenderam que investir em construir um bom posicionamento é essencial para manter os consumidores engajados com a marca, mas não basta só escolher um posicionamento e pronto, achar que é só isso, na verdade as empresas devem vestir mesmo a camisa e demonstrar com ações que estão de fato, praticando aquele posicionamento.
Com as redes sociais, a cobrança por um posicionamento se intensificou. Quando acontece alguma coisa, os consumidores esperam que as empresas se posicionem, emitam suas opiniões. Levantar bandeiras ajuda a empresa a ganhar visibilidade, e criar uma outra imagem para o seu negócio. Estar por dentro dos assuntos atuais é fundamental para desenvolver um posicionamento sólido e, assim, conquistar a confiança dos clientes, principalmente em tempos de crise, onde é necessário manter uma posição transparente.
Marketing de confiança (trust)
Outro conceito importante, principalmente em tempos de crise, é o marketing de confiança. Não adianta elaborar um planejamento de marketing se ele for baseado apenas em ideias que não condizem com o real posicionamento da empresa, dessa forma os consumidores não constroem uma confiança com a marca.
Hoje as empresas devem, além de visar lucros, criar vínculos com o consumidor. Por isso, as empresas que estão prosperando, são as que estão preocupadas em entregar um serviço de qualidade, desenvolvendo uma relação de fidelidade e confiança.
Como se posicionar na crise do coronavírus
Depois de passarmos por todos esses conceitos e entender o quanto são necessários para auxiliar no bom desempenho da sua empresa, não podemos deixar de falar do momento atual que estamos vivendo: a pandemia do coronavírus.
O vírus que surgiu na China e parecia tão distante de nós, brasileiros, agora é realidade em nossa rotina. E que rotina! A maioria dos comércios está fechado, trabalhadores de empresas estão em casa por risco de contágio e fica a pergunta: como as empresas devem se posicionar durante esse momento tão delicado que estamos vivendo?
Nesse contexto, houve uma grande mudança de foco, por isso, você deve se perguntar: onde está a atenção dos meus clientes agora? Como eu posso ajudar meus consumidores a passarem por esta crise? Para isso, recomendamos que revise seu planejamento e busque temas pertinentes, além de adotar medidas importantes para contribuir no bem estar de todos.
Veja algumas sugestões de medidas:
Home office
Muitas empresas estão sendo proativas na prevenção, adotando medidas internas e decretando o trabalho remoto (home office ou teletrabalho). Desta forma, diminuindo a concentração de pessoas e reduzindo a velocidade da circulação do vírus. Se esse é o caso da sua empresa, aproveite para criar conteúdos sobre o seu próprio trabalho remoto, dando dicas de produtividade, como organizar o espaço de trabalho em casa, sugestões de ferramentas de reunião à distância, aplicativos de gerenciamento de projetos e por aí vai.
Comunicação preventiva
Informação é poder e, em tempos de fake news, especulações e pânico, é muito importante que as condutas certas se espalhem. Por isso, invista em conteúdos como entrevistas com especialistas e ajude a combater a desinformação sobre o vírus, independente do seu nicho de atuação. Valha-se de fontes confiáveis, tais como Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde, Organização Mundial da Saúde e orientações corretas e contribua através dos seus canais digitais, compartilhando as principais informações sobre o vírus.
Transparência
Ao invés de ignorar que a crise está acontecendo, esclareça ao seu público, qual é o seu posicionamento diante desse novo cenário. Informe se você está está com o horário de funcionamento normal ou restrito, que atitudes você tem tomado, quais cuidados de limpeza e higienização você estabeleceu na sua empresa. O momento não é dos melhores, mas utilizando essas dicas e procurando soluções específicas para o seu nicho, a sua empresa pode achar a resposta para driblar essa crise.
A LivingFor pode lhe ajudar a se posicionar
Nossa agência oferece as melhores soluções para que sua empresa crie uma identidade e o posicionamento ideal perante esse cenário de crise.
Criamos um planejamento moldado nas necessidades e interesses de cada empresa, entendendo como funciona o setor mercadológico que está inserida. Ajudando cada empresa a adotar um posicionamento único que se destaque em meio aos concorrentes.
Outra vantagem, é a nossa experiência com canais digitais, os quais ganham cada vez mais espaço na conquistar novos clientes e no engajamento os que já são fiéis à marca.
Criamos campanhas online, investimos em conteúdo para redes sociais, blogs e sites, tudo isso para que sua empresa ganhe destaque e relevância no mercado.
Sua empresa precisa ganhar espaço e credibilidade durante esse novo cenário de crise, e a LivingFor pode te ajudar.
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