O Mix de Marketing na internet

Por livingfor

Você deve estar se perguntando: Mais um post qualquer sobre mix de marketing, certo? Errado. A nossa ideia não é explicar para você o que são os 4Ps e como utilizar esta ferramenta ajuda no planejamento de marketing. O nosso objetivo é provocar uma reflexão sobre como os Ps mudaram com a internet e como ainda podem mudar. Vamos lá!?

É claro que precisamos primeiramente apresenta-los:

O Mix de marketing e os famosos 4P’s:

– Praça

– Preço

– Produto

– Promoção

Todos os Ps mudaram drasticamente com a internet. A praça passou a ser online, com lojas virtuais e serviços prestados via ferramenta digital. Os preços passaram a ser consultados em tempo real diminuindo margens e aumentando a competitividade. A promoção passou a ser feita na web, nas redes, nas pontas dos dedos no telefone.

Mas e o Produto, afinal, como ele mudou nos últimos anos?

Trouxe alguns exemplos para refletirmos:

– Livros impressos estão sendo substituídos por e-books;

– Cartas, correspondências e malas diretas são enviadas por e-mail;

– A TV pode ser vista online em Web TVs;

– Aulas e seminários podem ser assistidos de qualquer lugar, a qualquer hora, através de Webinars;

– Entre outros…

Vocês já tinham se dado conta destas mudanças?

Na empresa em que vocês trabalham, vocês sentiram esta diferença no produto e/ou serviço entregue?

E mais, como vocês acham que o produto e/ou serviço com que trabalham poderia mudar ainda mais?