O que é régua de marketing
A régua de marketing é utilizada para melhorar o relacionamento entre a empresa e o cliente, consistindo em diversas ações alinhadas com o objetivo de vender mais.
Vamos utilizar o exemplo de um relacionamento amoroso. Um casal só irá casar após um longo período de troca de informações. Com o marketing não é diferente! É preciso que haja diversas interações do momento que o cliente encontra a marca até o fechamento da compra. É claro que dependendo da compra, essa interação pode ser mais rápida ou demorada.
Quais suas vantagens
Como a régua de marketing identifica todos os pontos de contato que irá ocorrer entre a empresa e o cliente, é possível adaptar cada etapa de acordo com determinada estratégia, podendo a empresa se planejar e aproveitar dessa antecipação.
É importante lembrar que a régua de marketing é essencial para a venda, mas também é uma ótima ferramenta para manter um contato regular com esse cliente, visando manter a relação para que haja uma recompra.
Com o cliente passando mais tempo na sua régua, o LTV (lifetime value) – relação entre o ticket médio mensal e o tempo em meses de permanência na base, acaba melhorando, ou seja, o cliente gasta mais em determinado período de tempo.
Como utilizar a régua de marketing
A forma mais comum de se praticar a régua de marketing é através do e-mail marketing. É a partir dele que as mensagens, muitas vezes automatizadas, impactam os usuários.
As ações dentro da régua de marketing em e-mail podem ser de diversas formas dependendo da finalidade. As finalidades mais comuns são:
– Dar boas-vindas;
– Agradecer o registro;
– Follow-up;
– Abandono de carrinho;
– Pesquisa e
– Ofertas.
Apesar das ações da régua de marketing serem primordiais para a construção de uma relação com o usuário, é importante planejar a frequência desses e-mails, já que diversas empresas acabam exagerando na frequência, irritando o usuário e marcando a marca como algo que incomoda.
Independente do porte da sua empresa, uma régua de marketing é uma ótima opção para criar processos e começar a colher resultados!